domingo, 27 de março de 2011

Respostas das atividades de Filosofia - 3º ano - Colégio Monteiro Lobato

Atividades - página 04

01 - Mitos são narrativas que tentam explicar o surgimento de aspectos da realidade ou toda ela. Apesar de representar uma forma de conhecimento, os mitos explicam fenômenos de forma ilógica e fantasiosa.

02 -a)  A fórmula de tempo usada nos mitos remete ao tempo do princípio, ao tempo da criação, colocando a narrativa como fundadora.

      b) Normalmente os mitos representam narrativas que dizem como uma coisa surgiu, como foi criada. Nesse sentido, existem mitos que explicam o surgimento de objetos, fenômenos naturais, sentimentos.

     c) As narrativas míticas sempre atribuem a criação dos fenômenos narrados à intervenção de deuses e seres fantásticos.

03 - São mitos que narram o surgimento do próprio cosmo, da própria realidade, por isso chamados cosmogônicos.

04 - Pesquisa

05 - Resposta pessoal.


Atividades - página 07

a) Ilíada refere-se à Guerra de Tróia. Odisséia narra o retorno de Odisseu da Guerra de Tróia para sua cidade natal.

b) A obra Teogonia diz respeito à origem e genealogia dos deuses. Os Trabalhos e os Dias contêm preceitos morais e dicas práticas para a agricultura.

c) Dos rituais ligados ao culto a Dionísio surgiu o teatro, fato que representou uma dessacralização desses ritos para abordar temas não ligados diretamente ao culto desse deus.

d) Resposta pessoal.

01 - Uma é a tese do milagre grego, segundo a qual a filosofia surgiu entre os gregos em função da genalidade desse povo, sem haver um processo histórico que ajude a explicar o fenômeno. Outra tese é a que a filosofia foi importada e adaptada pelos gregos.

Atividades - - página 08

02 - a) Quando os gregos passaram a viver em núcleos urbanos, perceberam que a solução dos problemas coletivos só seria alcançada pelo debate, pela discussão e pela união de todos. O clima de discussão próprio da pólis favoreceu o surgimento da filosofia.
      b) O comércio apresenta exigências racionais mais constantes que a agricultura. À medida que a atividade comercial na Grécia ganhava importância, incluindo o uso da moeda, favorecia o surgimento da filosofia.
      c) O caráter pouco dogmático do mito grego e seu viés antropocêntrico favorecem o surgimento da filosofia, na medida em que o mito grego não representava uma mentalidade avessa ao questionamento e ao debate sobre os seus deuses.

03 - A Jônia compreende o litoral da Ásia Menor; a Magna Grécia, o sul da Itália.

04 - Um fenômeno natural qualquer, como um terremoto, era interpretado pelo mito como resultado da ação dos deuses. Com a nova racionalidade proposta pela filosofia, tais fenômenos seriam considerados como interpretáveis pela razão humana, que procura identificar as causas do evento, não o atribuindo mais à vontade divina.

Atividades página 09

01 - a) O conhecimento do senso comum provém da experiência e está voltado para a solução prática de problemas.
      b) As informações produzidas no nível de senso comum são transmitidas oralmente a outras gerações.
      c) O conhecimento do senso comum não sabe estabelecer relações de causa e efeito entre os fenômenos.

02 - Remédios caseiros, soluções referentes à limpeza da casa, culinária em geral.

03 - A ciência procuraria descubrir quais propriedades do sal estão relacionadas à elevação da pressão sanguínea, comunicaria seus resultados e esperaria pela aprovação da comunidade científica.

Página 10

04 - Trata-se do fenômeno da morte, para o qual as religiões oferecem uma perspectiva de superação, de que provém o significado do termo salvacionista.

05 - Os procedimentos metodológicos adotados são diferentes, bem como os objetos de estudo, uma vez que a ciência está relacionada mais diretamente aos fenômenos naturais.



Testes

01 - d
02 - 22 (02+04+16)
03 - 21 (01+04+16)
04 - b
05 - c
06 - b
07 - c
08 - b
09 - b
10 - c
11 - d
12 - b
13 - Segundo Freud, a cultura ocidental cria as regras que acabam por reprimir determinados instintos vitais cujo exercício seria fundamental à manutenção da vida psíquica dos indivíduos. Essa situação gera infelicidade e frustação nos indivíduos, estando na base de vários transtornos, mas a sociedade em geral reforça a necessidade dessas regras repressoras, entendendo-as como fundamentais para manter a vida em sociedade.

Um comentário:

  1. professor, sou a camila do segundo no, o senhor esqueceu de passar a correção das apostilas da minha classe, passe pois a prova é segunda e assim não da, obrigada.

    ResponderExcluir

Salve!Salve!

Sejam Bem-vindos!!