domingo, 27 de março de 2011

Respostas das atividades de Sociologia - 3º ano - Colégio Monteiro Lobato

 ATIVIDADES - pág. 04

01 – A religião é um modo legítimo de apreender o mundo, embora esse tipo de pensamento não esteja sujeito às mesmas possibilidades de verificação e experimentação que ordenam o pensamento científico, que toma para si a tarefa de descobrir as leis de organização do mundo como uma atividade em si mesma, independente de suas implicações religiosas. Por essa mesma razão o pensamento científico se afasta do senso comum.

02 – Uma ciência dedicada ao estudo da sociedade só poderia surgir num contexto de profundas mudanças. Um dos eventos que marcaram essas mudanças foi a Revolução Francesa, que estabeleceu novas formas de organização política, fundadas em ideais democráticos e nos direitos individuais. A Revolução Industrial, por sua vez, inaugurou o processo capitalista de produção, com divisão do trabalho e da maquinaria, impactando as relações sociais.

03 - Resposta pessoal.


Atividades - pág. 07

a) Família, chefia, pobreza, gênero, empoderamento.

b) Os dados sobre chefia constituem um dos principais indicadores para percerber as transformações e as permanências na igualdade de gênero.

c) 1. Observou-se a manutenção da tendência de aumento na proporção de famílias chefiadas por mulheres, tanto nas zonas urbanas como nas rurais.
    2. Essa tendência é explicada em parte pelos contextos de precarização da vida e do trabalho feminino, em parte pelos processos de (des)empoderamento das mulheres.
    3. Nas áreas rurais, o aumento é menor que o verificado nas áreas urbanas.
    4. Notou-se o crescimento do número de famílias monoparentais masculinas.
    5. Mudanças comportamentais foram observadas no que se referem aos padrões hegemônicos da masculinidade brasileira: homens têm assumindo a responsabilidade tanto pelo pela provisão, tarefa tradicionalmente considerada masculina, quanto pelo cuidado da prole, tarefa essa tradicionalmente relegada às mulheres.

d) A pesquisa identifica uma tendência de transformação de padrões culturais e visão de mundo e levanta dados capazes de sustentar a conclusão de que, nos 15 anos acompanhados pela pesquisa, o lugar simbólico do homem como provedor exclusivo começou a ser questionado, apontando para um "horizonte cultural mais igualitário entre homens e mulheres dentro das famílias, seguindo de maior emponderamento para as mulheres".

Atividades - página 08

03 - A resposta varia de acordo com as matérias selecionadas.

04 - As mães ainda são as principais responsáveis pela socialização das crianças em nossa sociedade, particulamente nos segmentos em que os homens não assumem seus filhos, deixando-os a cargo da mulheres. Com a inserção e/ou a grandes períodos fora de casa, elas terminaram por se distanciar dos filhos, o que acaba influenciando no processo de socialização primária das crianças. As várias possibilidades de resposta passam por visões positivas e negativas do afrouxamento do elo tradicional entre mãe e filho e da novidade da mulher como provedora de recursos/dinheiro para o lar.

Atividade - página 09

V, V, F, F, V

Atividade -  página 10

01 - Resposta pessoal.

Atividades - página 11

02 - O darwinismo social explicava a realidade social da seguinte forma: assim como os diferentes conhecimentos e espécies poderiam ser dispostos numa escala evolutiva, segundo seu grau de complexidade e de evolução, as sociedades poderiam ser assim classificadas. A sociedade industrial europeia ocupava o lugar mais elevado dessa hierarquia. Por ter ultrapassado com êxito diversas etapas de evolução, caberia a essa sociedade o papel de transformar aquelas que ainda permanecessem em estágios inferiores, as chamadas selvagens ou bárbaras - ao mesmo tempo que essas "missões civilizatórias", ao modo das escavações arqueológicas, permitiram, ao menos supostamente, desvendar as razões de tantas diferenças quanto à organização social, econômica e cultural. É como se fosse possível pôr o presente e o passado da humanidade lado a lado. Interesses políticos e comerciais retalharam  o solo africano e, nesse processo de colonização, o evolucionismo converteu-se em justificativa moral para a dominação.

Testes

01 - a
02 - b
03 - a
04 - b
05 - b
06 - a
07 - c
08 - d
09 - 53 (01+04+16+32)
10 - 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve!Salve!

Sejam Bem-vindos!!