domingo, 27 de março de 2011

Respostas das atividades de Filosofia - 3º ano - Colégio Monteiro Lobato

Atividades - página 04

01 - Mitos são narrativas que tentam explicar o surgimento de aspectos da realidade ou toda ela. Apesar de representar uma forma de conhecimento, os mitos explicam fenômenos de forma ilógica e fantasiosa.

02 -a)  A fórmula de tempo usada nos mitos remete ao tempo do princípio, ao tempo da criação, colocando a narrativa como fundadora.

      b) Normalmente os mitos representam narrativas que dizem como uma coisa surgiu, como foi criada. Nesse sentido, existem mitos que explicam o surgimento de objetos, fenômenos naturais, sentimentos.

     c) As narrativas míticas sempre atribuem a criação dos fenômenos narrados à intervenção de deuses e seres fantásticos.

03 - São mitos que narram o surgimento do próprio cosmo, da própria realidade, por isso chamados cosmogônicos.

04 - Pesquisa

05 - Resposta pessoal.


Atividades - página 07

a) Ilíada refere-se à Guerra de Tróia. Odisséia narra o retorno de Odisseu da Guerra de Tróia para sua cidade natal.

b) A obra Teogonia diz respeito à origem e genealogia dos deuses. Os Trabalhos e os Dias contêm preceitos morais e dicas práticas para a agricultura.

c) Dos rituais ligados ao culto a Dionísio surgiu o teatro, fato que representou uma dessacralização desses ritos para abordar temas não ligados diretamente ao culto desse deus.

d) Resposta pessoal.

01 - Uma é a tese do milagre grego, segundo a qual a filosofia surgiu entre os gregos em função da genalidade desse povo, sem haver um processo histórico que ajude a explicar o fenômeno. Outra tese é a que a filosofia foi importada e adaptada pelos gregos.

Atividades - - página 08

02 - a) Quando os gregos passaram a viver em núcleos urbanos, perceberam que a solução dos problemas coletivos só seria alcançada pelo debate, pela discussão e pela união de todos. O clima de discussão próprio da pólis favoreceu o surgimento da filosofia.
      b) O comércio apresenta exigências racionais mais constantes que a agricultura. À medida que a atividade comercial na Grécia ganhava importância, incluindo o uso da moeda, favorecia o surgimento da filosofia.
      c) O caráter pouco dogmático do mito grego e seu viés antropocêntrico favorecem o surgimento da filosofia, na medida em que o mito grego não representava uma mentalidade avessa ao questionamento e ao debate sobre os seus deuses.

03 - A Jônia compreende o litoral da Ásia Menor; a Magna Grécia, o sul da Itália.

04 - Um fenômeno natural qualquer, como um terremoto, era interpretado pelo mito como resultado da ação dos deuses. Com a nova racionalidade proposta pela filosofia, tais fenômenos seriam considerados como interpretáveis pela razão humana, que procura identificar as causas do evento, não o atribuindo mais à vontade divina.

Atividades página 09

01 - a) O conhecimento do senso comum provém da experiência e está voltado para a solução prática de problemas.
      b) As informações produzidas no nível de senso comum são transmitidas oralmente a outras gerações.
      c) O conhecimento do senso comum não sabe estabelecer relações de causa e efeito entre os fenômenos.

02 - Remédios caseiros, soluções referentes à limpeza da casa, culinária em geral.

03 - A ciência procuraria descubrir quais propriedades do sal estão relacionadas à elevação da pressão sanguínea, comunicaria seus resultados e esperaria pela aprovação da comunidade científica.

Página 10

04 - Trata-se do fenômeno da morte, para o qual as religiões oferecem uma perspectiva de superação, de que provém o significado do termo salvacionista.

05 - Os procedimentos metodológicos adotados são diferentes, bem como os objetos de estudo, uma vez que a ciência está relacionada mais diretamente aos fenômenos naturais.



Testes

01 - d
02 - 22 (02+04+16)
03 - 21 (01+04+16)
04 - b
05 - c
06 - b
07 - c
08 - b
09 - b
10 - c
11 - d
12 - b
13 - Segundo Freud, a cultura ocidental cria as regras que acabam por reprimir determinados instintos vitais cujo exercício seria fundamental à manutenção da vida psíquica dos indivíduos. Essa situação gera infelicidade e frustação nos indivíduos, estando na base de vários transtornos, mas a sociedade em geral reforça a necessidade dessas regras repressoras, entendendo-as como fundamentais para manter a vida em sociedade.

Respostas das atividades de Sociologia - 3º ano - Colégio Monteiro Lobato

 ATIVIDADES - pág. 04

01 – A religião é um modo legítimo de apreender o mundo, embora esse tipo de pensamento não esteja sujeito às mesmas possibilidades de verificação e experimentação que ordenam o pensamento científico, que toma para si a tarefa de descobrir as leis de organização do mundo como uma atividade em si mesma, independente de suas implicações religiosas. Por essa mesma razão o pensamento científico se afasta do senso comum.

02 – Uma ciência dedicada ao estudo da sociedade só poderia surgir num contexto de profundas mudanças. Um dos eventos que marcaram essas mudanças foi a Revolução Francesa, que estabeleceu novas formas de organização política, fundadas em ideais democráticos e nos direitos individuais. A Revolução Industrial, por sua vez, inaugurou o processo capitalista de produção, com divisão do trabalho e da maquinaria, impactando as relações sociais.

03 - Resposta pessoal.


Atividades - pág. 07

a) Família, chefia, pobreza, gênero, empoderamento.

b) Os dados sobre chefia constituem um dos principais indicadores para percerber as transformações e as permanências na igualdade de gênero.

c) 1. Observou-se a manutenção da tendência de aumento na proporção de famílias chefiadas por mulheres, tanto nas zonas urbanas como nas rurais.
    2. Essa tendência é explicada em parte pelos contextos de precarização da vida e do trabalho feminino, em parte pelos processos de (des)empoderamento das mulheres.
    3. Nas áreas rurais, o aumento é menor que o verificado nas áreas urbanas.
    4. Notou-se o crescimento do número de famílias monoparentais masculinas.
    5. Mudanças comportamentais foram observadas no que se referem aos padrões hegemônicos da masculinidade brasileira: homens têm assumindo a responsabilidade tanto pelo pela provisão, tarefa tradicionalmente considerada masculina, quanto pelo cuidado da prole, tarefa essa tradicionalmente relegada às mulheres.

d) A pesquisa identifica uma tendência de transformação de padrões culturais e visão de mundo e levanta dados capazes de sustentar a conclusão de que, nos 15 anos acompanhados pela pesquisa, o lugar simbólico do homem como provedor exclusivo começou a ser questionado, apontando para um "horizonte cultural mais igualitário entre homens e mulheres dentro das famílias, seguindo de maior emponderamento para as mulheres".

Atividades - página 08

03 - A resposta varia de acordo com as matérias selecionadas.

04 - As mães ainda são as principais responsáveis pela socialização das crianças em nossa sociedade, particulamente nos segmentos em que os homens não assumem seus filhos, deixando-os a cargo da mulheres. Com a inserção e/ou a grandes períodos fora de casa, elas terminaram por se distanciar dos filhos, o que acaba influenciando no processo de socialização primária das crianças. As várias possibilidades de resposta passam por visões positivas e negativas do afrouxamento do elo tradicional entre mãe e filho e da novidade da mulher como provedora de recursos/dinheiro para o lar.

Atividade - página 09

V, V, F, F, V

Atividade -  página 10

01 - Resposta pessoal.

Atividades - página 11

02 - O darwinismo social explicava a realidade social da seguinte forma: assim como os diferentes conhecimentos e espécies poderiam ser dispostos numa escala evolutiva, segundo seu grau de complexidade e de evolução, as sociedades poderiam ser assim classificadas. A sociedade industrial europeia ocupava o lugar mais elevado dessa hierarquia. Por ter ultrapassado com êxito diversas etapas de evolução, caberia a essa sociedade o papel de transformar aquelas que ainda permanecessem em estágios inferiores, as chamadas selvagens ou bárbaras - ao mesmo tempo que essas "missões civilizatórias", ao modo das escavações arqueológicas, permitiram, ao menos supostamente, desvendar as razões de tantas diferenças quanto à organização social, econômica e cultural. É como se fosse possível pôr o presente e o passado da humanidade lado a lado. Interesses políticos e comerciais retalharam  o solo africano e, nesse processo de colonização, o evolucionismo converteu-se em justificativa moral para a dominação.

Testes

01 - a
02 - b
03 - a
04 - b
05 - b
06 - a
07 - c
08 - d
09 - 53 (01+04+16+32)
10 - 16

segunda-feira, 14 de março de 2011

Saudações!!!!!

Olá,
Sejam bem-vindos, alunos do Colégio Monteiro Lobato de Iporã.
Espero que este espaço seja de muita produção. Estou a disposição!

Um abraço a todos!

Salve!Salve!

Sejam Bem-vindos!!